Como completar o Gabinete de Lâmpadas Vivas

A Rede de Adoração

O objetivo que queremos perseguir ao longo do tempo é criar uma rede tão extensa de pontos de adoração perpétua quanto possível. Ou seja, encontrar paróquias onde a Adoração continua continuamente (pelo menos durante o dia). Tendo em conta os recursos limitados disponíveis e a dificuldade atual de encontrar igrejas e párocos disponíveis, iniciaremos o projeto através da criação de uma rede de Adoração “deslocalizada” para o território.

A rede será formada, como já fazemos para a Hora da Vigia, e como já acontece, através da reserva de horas de Adoração, das diferentes pessoas localizadas no território. Não haverá, portanto, pontos de culto perpétuos no início, mas inicialmente pretendemos formar uma rede de adoração perpétua.

Como participar:

  1. Reserve o seu tempo de adoração no calendário como já faz para ver o tempo:
    Prenota ora!

  2. Encontre uma igreja onde possa realizar a hora da Adoração, que pode ser feita em frente ao Santo exposto ou em frente ao Tabernáculo.

Excepcionalmente, nos momentos finais devido à condição contingente ou à noite, é possível realizar adoração em casa, colocando-se idealmente na direção do Tabernáculo mais próximo ou sintonizando-se na rede com algum canal de adoração perpétua.

Como Adorar

“O amor, só o amor deve sugerir a maneira de reter-se com valor antes de Jesus, o Sacramento: eis o caso para repetir com Santo Agostinho: Ama et fac quod vis.”

“Mas para reavivar esta chama de amor é necessário olhar para Jesus vivo e verdadeiro, Jesus que nos ouve, que deseja comunicar-nos os seus pensamentos, as suas mágoas, as suas graças, o seu paraíso. Deste simples olhar de fé depende de toda a facilidade e felicidade do culto. O Santo Curé de Ars lembrou-se de um bom camponês que, quando questionado perante o Santo Sacramento, respondeu ingenuamente: “Olho para ele e olho para mim”. Expressão maravilhosa! adoração é um olhar com o qual a alma aniquila perante o seu Deus e nele totalmente perdido.

No entanto, de acordo com o ensino dos Santos, será bom seguir algum método, de acordo com a devoção de cada um e também de acordo com as necessidades particulares da alma. Os atos essenciais da visita são os 4 propósitos da Missa:

1. Adoração

2. Ação de Graças,

3. Reparação, nomeadamente, por indignação na SS. Eucaristia;

4. Pergunta

No ato de interrogatório, será então necessário recordar a oração pelas intenções de exsurge a que poderá então acrescentar os pedidos específicos.

Abaixo anexamos um guia de devoção eucarística, à visita ao Santo Sacramento e à recitação do Santo Rosário durante a visita: