Como recitar o Santo Rosário

Prefácio:

Este esquema de recitação do Santo Rosário refere-se ao tradicional um dos três principais mistérios: Alegre, Doloroso e Glorioso. Como já foi indicado pelo abençoado Alano della Rupe, o número de 15 Pater Noster e 150 Ave Maria contidos no Salter de Jesus e Maria,não é aleatório, mas subsupe uma ordem interior precisa. Na verdade, diz o Beato, “este número não se deve à superstição, mas sim ao Salador daIgreja [1],que tem o mesmo número de Salmos”. Entre as 8 razões dadas para explicar por que este número é dado são dois:

“II. RAZÃO PROFÉTICA: desde Cristo (Jesus) e Maria Santo foram profetizadas no Salter de David com tantas Virtudes e altezas superadas (sempre exaltadas pelos Santos Padres), quantas Ave Marias honraram (no Rosário).

Iii iii. RAZÃO MÍSTICA: o número 150 preserva um mistério que é repetidamente encontrado, tanto nas medidas da Arca, no Tabernáculo de Moisés e no Templo de Salomão, como nas medições da nova fachada do Templo, que Ezekiel tinha numa Visão Divina. Bem, o antigo número (150) previu uma realidade futura, e era necessário que um número sagrado e bíblico, (predito) justamente uma realidade sagrada e bíblica. Assim, (o Rosário), o Salter de Jesus e Maria, contém, agora revelado, o número (150), previsto (no Psalter) de David.” [2]

Para a prática do Rosário Perpétuo da EXURGE CHRISTIANITAS, é aconselhável adotar este regime sem consecitar esta obrigação.


[1] Abençoado Grande A alano da Falésia – O Mais Santo Rosário: O Salutador de Jesus e Maria – Livro I, Capítulo 5, I

[2] Ibid. – Livro I, Capítulo 5, II-III

Disposição interior na recitação do Santo Rosário

Do livro do Beato Bartolo Longo: A Meditação Misteriosa pode ser feita de duas maneiras. Alguns, e são os mais, consideram um pouco o Mistério que corre, dando um olhar e um pensamento amoroso, ou doloroso, para Maria, para a Paixão, para as Feridas de Jesus Cristo, etc., e então eles passam para o Pater Noster e no propérlo aguardam para fazer essas petições com consideração e carinho, e assim novamente ao dizer a Ave Maria.

Outros param para contemplar o Mistério antes ou depois da década, e falam com Deus com os seus corações, ocupando o intelecto para pensar e refletir, e inflamando a vontade de atos sagrados, afetos e resoluções.

Em geral, é sempre necessário ter em mente o que é dito, significando falar com Deus e com Maria SS.

Língua: Italiano vs Latim

A língua em que recitar o Pater, Ave, Gloria, Salve Regina e Litanie, pode ser italiana e latina na escolha do oração. Para aqueles que participam regularmente na cadeia de oração, o uso do latim pelo menos ocasionalmente é encorajado.

O SantoRosário começa

Nas nomeações Patris et Filii et Spiritus Sancti. Ámen.

Olá, Regina, Mater misericordiae, vita, dulcedo, et spes nostra, salve. Ad te clamamus exule filii Hevae. Para você suspiramus gementes et fientes in hac lacrymarum valle. Eja ergo, advogada nostra, illos tuos misericordes oculos ad nos converte. Et Jesum benedìctum fructum ventris tui, nobis post hoc exilium ostende, o clemens, o pia, o dulcis Virgo Maria!

  1. Acredito em Deus, o Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra.
  2. E em Jesus Cristo seu Filho, o único Senhor nosso.
  3. Que foi concebido do Espírito Santo, nasceu para a Virgem Maria.
  4. Sofreu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e enterrado.
  5. Desceu ao inferno e no terceiro dia foi morto.
  6. Vai para o céu, onde se senta à direita de Deus, o Pai Todo-Poderoso.
  7. A partir daí, tem de vir julgar os vivos e os mortos.
  8. Acredito no Espírito Santo.
  9. A Santa Madre Católica Igreja; comunhão de santos.
  10. A remissão dos pecados.
  11. A Ressurreição da Carne.
  12. Vida eterna. Que assim seja.

Oremus

Suplicação servorum tuorum Deus miserator exaudi, ut qui in societate sacratissimi Rosarii Dei Genitricis et Virginis congregamur, ejus intercessionibus a te de instantibus periculis eruamur. Para eumdem Cristum Dominum nostrum. Ámen.

Oração antes de recitar o Rosário.

A Santa Virgem Imaculada, Mãe da Palavra Encarnada, Nossa Rainha do Rosário, Tesoureiro de todas as graças e refúgio de nós pecadores miseráveis; usamos o seu amor maternal com fé viva, pedimos-lhe a graça para sempre fazer a vontade de Deus e de você. Vamos colocar os nossos corações nas vossas mãos mais sagradas, e pedimos-vos, a esta hora, que consagrem à saúde da alma e do corpo, à conversão dos pecadores, ajudem a agonizante, sufrágio às almas sagradas do Purgatório, para as quais pretendemos ganhar e aplicar todas as Santas Indulgências e o Plenário concedido pelos Sumos Pontífices. E esperamos que você, a nossa mãe mais amorosa, nos conceda interceda por nós; Farei com profunda fé que vos dedicaremos esta hora como Rainha do Céu e louvamos-vos e abençoá-lo-emos 150 vezes com este Santo Rosário; pretendendo combinar estes elogios e bênçãos nossos com todos aqueles que os Santos vos dão no céu e as vossas almas votam na Terra.

Os nossos Anjos da Guarda, São Domingos nosso Pai, e Santa Catarina nossa Mãe, e todos vós Anjos e Santos do Paraíso, restauram para nós as feridas de Jesus Cristo e coroam Maria com uma coroa preciosa.

v. Venha, Ó Deus, para o meu resgate. A. Senhor, apresse-se e ajude-me.

V. glória para o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

A. Como era no início agora e sempre e ao longo dos séculos, dos séculos. Que assim seja.

Sempre elogiado é o nome de Jesus e Maria.

Antifon – Maria, Mãe da Graça e Mãe da Misericórdia, defende-nos do inimigo infernal, e na hora da nossa morte acolhe a nossa alma.

Maria, Mater Gratiae, Mater Misericordiae, Tu nos ab hoste protégé et mortis hora suscipe.